segunda-feira, 7 de junho de 2010

Discus


História
O Peixe-disco é um animal proveniente da Bacia do Amazonas. Vive em rios pouco profundos e pequenos lagos. O ambiente natural caracteriza-se por ter raízes de árvores submersas e ser junto à margem. As riscas horizontais dos Discus selvagens servem como camuflagem perfeita entre as raízes das árvores.

É um peixe de rara beleza, devido aos vários padrões que possui. É bastante popular entre aquariofilistas, mas não é aconselhado para principiantes, devido às exigências de manutenção.

Aquário
Os Discus necessitam de um aquário já com alguma dimensão, 150 litros. O aquário deve ser alto, com 50 ou 60 cm de altura.

A água do aquário deve ser muito doce, calma e de preferência clara. Estes peixes gostam da água ligeiramente ácida com 5 a 6,5 PH. A temperatura deve estar entre os 28 e os 32ºC e a dureza da água entre os 3 e os 10 dGH.

Um erro comum é pensar que os Discus necessitam de pouca luz. Os Discus adaptam-se bem a qualquer intensidade de luz desde que tenham algumas sombras no aquário. Contudo, os aquários de luz fraca realçam as cores destes peixes e por isso é comum observá-los em ambientes mais escuros.

Temperamento
O Discus ou Peixe-disco é um peixe pacífico que pode ser mantido num aquário com outros da mesma espécies. Não deve ser junto com espécies turbulentas ou agressivas. Pode partilhar o aquário com Coridoras, Tetras cardinais, mas é aconselhável mantê-los em aquários específicos até por causa das exigências da qualidade da água.

Tímido, é muito sensível ao stress e à falta de sítios onde se possa abrigar. Por isso o indicado é manter o aquário em zonas de pouco movimento.

Reprodução
O Peixe-disco é difícil de criar, uma vez que têm exigências muito precisas quanto aos parâmetros da água. Os níveis de amónia e nitratos têm de estar a zero, a temperatura deve estar a 30ºC e o PH entre os 5 e os 6,5. A água deve estar límpida, sem matéria orgânica acumulada.

A escolha do par deve, de preferência, caber aos próprio peixe. Depois, o casal deve ser separado para um aquário de 150 a 200 litros, sem decoração, com a excepção de um tubo de pvc colocado na vertical, para que a fêmea deposite os ovos à volta dele. São depositados entre 100 a 200 ovos de cada vez. Os ovos eclodem geralmente dois a três dias depois.

Quando os alevinos têm dois a três dias, começam a nadar livremente.

Sem comentários:

Enviar um comentário